Programa Brasil Sorridente em Curitiba – Paraná

O cuidado com a saúde bucal é um dos cuidados que os brasileiros mais negligenciam!

A maioria deles não sabem que os problemas bucais podem acarretar em diversos problemas de saúde mais complexos como a diabetes, por exemplo.

Por isso, é fundamental que você realize um tratamento odontológico de qualidade em um local adequado e com profissionais de qualidade. 

É exatamente esse o objetivo do programa Brasil sorridente que foi criado no ano de 2004 para possibilitar o acesso a tratamento odontológico adequado para a população que não podia arcar com os altos custos de um procedimento odontológico privado. 

Se você quer entender melhor como funciona o programa Brasil sorridente, como ele atua no estado do Paraná, continue lendo e aprenda a fazer parte do programa.

O que é o programa Brasil sorridente

Imaginar o programa Brasil sorridente como uma solução para o problema que o Brasil vivia no final dos anos 90, onde mais de 25 milhões de brasileiros nunca sequer tinham ido a alguma clínica odontológica

Como você sabe, não cuidar da sua higiene bucal pode ocasionar diversas complicações de saúde e claro que o governo federal precisava tomar uma atitude perante essa situação. 

Foi então que surgiu o programa Brasil sorridente com o objetivo de levar tratamento odontológico de qualidade para a maior parte da população. 

Dessa maneira as pessoas passaram a ter acesso a tratamento odontológico e consequentemente menos complicações de saúde seriam criadas por falta de higienização bucal. 

O programa Brasil sorridente deu tão certo que hoje ele é considerado internacionalmente como o melhor programa de tratamento odontológico gratuito do mundo

E o estado do Paraná faz parte dos estados que o programa Brasil sorridente atende, portanto, você também pode usufruir esse benefício. 

Tipos de tratamento oferecido do programa Brasil sorridente

O programa Brasil sorridente oferece diversos tipos de tratamento, desde os mais simples até os mais avançados e tenho certeza que você vai se surpreender com a quantidade de tratamentos oferecidos pelo programa. 

Para isso, listei alguns desses tratamentos para que você tenha uma ideia melhor sobre como o programa Brasil sorridente é abrangente e eficiente:

  • ·        Limpezas;
  • ·        Extrações;
  • ·        Exames bucais tais como diagnóstico e detecção do câncer bucal;
  • ·        Restaurações;
  • ·        Aplicação de Flúor;
  • ·        Remoção de tártaro;
  • ·        Tratamento de cáries;
  • ·        Retirada dos sisos;
  • ·        Implante dentário;
  • ·        Aparelho dentário gratuito (Ortodontia);
  • ·        Endodontia (tratamento de canal);
  • ·        Periodontia Especializada (tratamento de gengiva);
  • ·        Cirurgia ortognatia;
  • ·        Prótese (dentadura);
  • ·        Biópsias.

Através do programa Brasil sorridente você terá acesso a todos esses tratamentos caso seja necessário.

Porém, antes que algum tipo de tratamento seja escolhido para ser realizado, você precisará passar pela primeira etapa do programa conhecida como atenção básica. 

É nessa etapa que um profissional vai diagnosticar o seu caso e entender exatamente qual é o tratamento que você precisa. 

A partir do momento em que já foi decidido o seu tipo de tratamento, você será direcionado para a segunda etapa do processo conhecida como a atenção especializada. 

 A atenção especializada consiste em realizar os tratamentos mais complexos. 

Eles são realizados em centros específicos conhecidos como centro de especialidades odontológicas que foram criados exclusivamente para ampliar e melhor atender os participantes do programa Brasil sorridente.

Quem pode participar do programa Brasil sorridente

Absolutamente qualquer pessoa está apta a participar do programa Brasil sorridente, pois é um programa do governo federal criado para todas as pessoas. 

Portanto, você terá sem acesso ao tratamento citado acima caso sejam necessários para o tratamento do seu quadro em específico. 

Onde é realizado o atendimento do programa Brasil sorridente

Para participar do programa Brasil sorridente basta ir até uma unidade de atendimento do SUS.

Portanto, as UPA´s, UBS´s e CEO´s são responsáveis por isso.

É lá que você conseguirá o seu atendimento e conseguirá agendar a sua primeira consulta através do programa Brasil sorridente. 

Lembrando que nem todos os municípios do Estado do Paraná necessariamente estão participando do programa Brasil sorridente, por isso é importante que você verifique se o seu município já foi contemplado. 

Para acessar essa informação é muito simples, basta clicar aqui para ser redirecionado ao site do Ministério da Saúde. 

Lá você encontrará todos os estados e todos os municípios participantes do programa Brasil sorridente. 

Caso o seu município ainda não participe do programa, não precisa ficar preocupado. 

Existem algumas possibilidades para que você consiga a tratamento odontológico gratuito na sua região, mesmo que não seja através do SUS. 

Você tem universidades e ONGs que prestam esse tipo de serviço para as comunidades locais e você pode encontrá-las através de uma pesquisa na internet. 

Como encontrar tratamento odontológico gratuito em Curitiba – Paraná

Com uma rápida pesquisa no Google você conseguirá encontrar as unidades que prestam esse tipo de atendimento para sua comunidade. 

Portanto, siga esse passo a passo:

1.  Acesse o Google.com.br

2.  Faça a seguinte pesquisa – Tratamento odontológico gratuito + “Universidades Curitiba – PR

3.  Observe os primeiros resultados e clique no link para conhecer mais. 

Em seguida, alguns resultados vão aparecer na sua tela e basta pesquisar para conseguir encontrar as Universidade e que oferecem tratamento odontológico gratuito. 

Entrando em contato e entendendo como funciona o processo para se cadastrar, você conseguirá agendar a sua primeira consulta. 

Conclusão

Jamais deixe para depois o cuidado com a sua higiene bucal, pois isso pode ocasionar situações indesejáveis em um futuro próximo. 

Portanto, tomando essa simples atitude de entrar em contato com uma unidade de atendimento do SUS ou com universidades que oferecem tratamento odontológico gratuito na sua região, você vai evitar muitos problemas.  

Cuidar da sua higiene bucal precisa ser sua prioridade e agora você já conhece as maneiras para realizar os tratamentos necessários e tudo isso sem precisar gastar fortunas.

Eu espero realmente que esse texto tenha elucidado diversas questões que você tinha e que agora você consiga iniciar o tratamento bucal que tanto queria. 

Deixe um comentário

um × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.