Programa Brasil Sorridente em Teresina – Piauí

Se você já sofreu uma dor de dente, sabe muito bem como estar com a saúde bucal precária pode ser incomodo.  

É por isso que a prevenção e o tratamento adequado são essenciais para garantir uma vida mais tranquila, além de um sorriso mais bonito. 

Nós sabemos que um sorriso bonito não se trata apenas de estética, mas principalmente de autoestima, algo que necessitamos.  

Porém, como cuidar dos dentes se o acesso aos tratamentos mais avançados é tão caro?

Esse é um problema que o programa Brasil sorridente tenta solucionar desde 2004 e vem dando certo até os dias de hoje. 

Portanto, se você mora no estado do Piauí e está procurando alguma maneira de receber tratamento odontológico gratuito, vou te mostrar o que exatamente você precisa fazer, inclusive com um passo a passo específico que vai te ajudar a encontrar esse tratamento.

O que é o programa Brasil sorridente

Tente imaginar uma vida inteira sem realizar nenhum tipo de tratamento odontológico profissional

Talvez você ache isso normal, pois os nossos antepassados não iam ao dentista para fazer uma limpeza ou colocar uma prótese.

Porém, com os nossos hábitos alimentares modernos com alimentos cheios de açúcares e bebidas mais doces do que nunca, os nossos dentes sofrem um desgaste como nunca sofreu anteriormente. 

Ou seja, as pessoas precisam de tratamento odontológico nos dias atuais e no início dos anos 2000 o governo federal percebeu isso e se preocupou com a quantidade de pessoas que não tinham acesso a esses profissionais. 

Foi então que o programa Brasil sorridente foi criado com o intuito de atender essas pessoas e levar atendimento odontológico de qualidade até elas para prevenir possíveis problemas bucais e tratar os que já existiam. 

O programa Brasil sorridente hoje é considerado o maior programa de tratamento odontológico gratuito do mundo reconhecido pela própria ONU.

Tipos de tratamento do programa Brasil sorridente

É comum ficar em dúvida sobre quais são os tipos de tratamentos que você terá acesso através do programa Brasil sorridente, afinal será que eles realmente são bons?

Será que através desses tratamentos você vai conseguir ter uma saúde bucal adequada? 

Essa também é uma preocupação do Governo Federal e por isso uma grande lista de opções de tratamentos odontológicos está disponível para os participantes do programa. 

Dá só uma olhada na lista com alguns desses tratamentos: 

  • ·        Limpezas;
  • ·        Extrações;
  • ·        Exames bucais tais como diagnóstico e detecção do câncer bucal;
  • ·        Restaurações;
  • ·        Aplicação de Flúor;
  • ·        Remoção de tártaro;
  • ·        Tratamento de cáries;
  • ·        Retirada dos sisos;
  • ·        Implante dentário;
  • ·        Aparelho dentário gratuito (Ortodontia);
  • ·        Endodontia (tratamento de canal);
  • ·        Periodontia Especializada (tratamento de gengiva);
  • ·        Cirurgia ortognatia;
  • ·        Prótese (dentadura);
  • ·        Biópsias.

Mas antes que você passe por algum procedimento desse, você vai precisar passar pela primeira etapa do programa Brasil sorridente. 

Todo o processo é dividido nessas duas etapas listadas abaixo: 

Atenção básica

Como você já deve ter percebido a atenção básica é o processo inicial do programa Brasil sorridente, onde você vai se consultar com um profissional de odontologia a fim de que o seu problema seja diagnosticado. 

A partir do veredito do profissional você será encaminhado para a próxima fase do processo. 

Atenção especializada

A atenção especializada é voltada exclusivamente para a realização dos procedimentos odontológicos. 

Para que esses procedimentos fossem realizados em locais seguros e adequados, o governo federal desenvolveu os conhecidos Centros de Especialidades odontológicas. 

Eles foram preparados e devidamente equipados com a única finalidade de atender o público do programa Brasil sorridente. 

Onde é realizado o atendimento do programa Brasil sorridente 

Para que você tenha acesso ao atendimento do programa Brasil sorridente basta que você visite uma UPA, UBS ou CEO (Centros de Especialidades odontológicas) mais próxima da sua casa. 

É lá que você vai receber os primeiros atendimentos e conseguir agendar uma consulta. 

Lembrando que você deve consultar os municípios atendidos pelo programa Brasil sorridente no estado do Piauí. 

Dessa maneira, você garante que as unidades de atendimento do SUS dentro do seu município vão conseguir te oferecer esse tipo de serviço. 

Porém, caso seu município ainda não tenha sido contemplado pelo programa Brasil sorridente e não esteja recebendo tratamento odontológico gratuito através do SUS, você ainda pode encontrar tratamento grátis de uma outra maneira. 

Através de universidades públicas ou privadas, além de ONGs na sua região que oferecem tratamento gratuito odontológico para a população. 

Isso mesmo!

Algumas universidades utilizam as suas próprias clínicas odontológicas, inicialmente destinados ao aprendizado dos estudantes para oferecer tratamento odontológico gratuito. 

Porém, se você quer, de fato, consultar os municípios atendidos pelo programa Brasil sorridente, basta clicar aqui para ser redirecionado ao site do Ministério da Saúde. 

Como encontrar tratamento odontológico gratuito em Teresina Piauí

No caso do seu município não receber atendimento do programa Brasil sorridente, basta uma pesquisa rápida no Google para que você consiga encontrar tratamento odontológico gratuito. 

Siga este passo a passo: 

1.  Acesse o Google.com.br

2.  Faça a seguinte pesquisa – Tratamento odontológico gratuito + “Universidades Teresina – PI

3.  Observe os primeiros resultados e clique no link para conhecer mais. 

Imediatamente você vai se deparar com alguns links que irão te mostrar as unidades disponíveis que oferecem esse serviço.

Basta encontrar o contato delas e tirar as suas dúvidas para marcar a sua primeira consulta odontológica. 

Conclusão

Eu sinceramente não sei se você nunca teve o hábito de frequentar uma clínica odontológica para receber tratamento profissional que garanta a sua saúde bucal. 

Mas mesmo que você ainda não tenha adquirido esse hábito, saiba que ele realmente é importante e não se trata de algum tipo de capricho. 

Nós nunca consumimos tantos alimentos agressivos para os dentes quanto nos dias de hoje, portanto os cuidados profissionais são mais necessários do que nunca. 

É por isso que o programa Brasil sorridente deve ser a sua solução para iniciar e manter tratamentos e consultas odontológicas. 

Portanto, eu espero que esse texto te ajude a iniciar o seu próximo tratamento odontológico e que isso permita que você viva uma vida mais saudável, alegre e com mais sorrisos a serem distribuídos. 

Deixe um comentário

9 + seis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.