Programa Brasil Sorridente em Belo Horizonte – Minas Gerais

Nós brasileiros temos a fama de deixar tudo para a última hora e o cuidado com a saúde bucal não é diferente. 

Muitas pessoas só consideram a possibilidade de ir até uma clínica odontológica quando o seu quadro de saúde bucal já está grave. 

Em muitos casos, por exemplo não há mais o que fazer e o dente precisa ser arrancado para que uma prótese seja colocada em seu lugar. 

Muitas pessoas afirmam que o motivo pelo qual elas não frequentam uma clínica odontológica com regularidade é o preço elevado das consultas e tratamentos. 

Portanto, é evidente que essas pessoas não conhecem o programa Brasil sorridente e a forma pela qual ele atua ao longo de todo o território nacional. 

Através dele, você terá acesso a profissionais odontológicos de qualidade para a realização de consultas básicas e até mesmo procedimentos mais complexos e tudo isso de forma gratuita.

O que é o programa Brasil sorridente

Muitas pessoas ainda não conhecem o programa Brasil sorridente e obviamente não conseguem aproveitar todos os benefícios que ele proporciona, principalmente para pessoas que não tem condições de arcar com os altos custos de tratamento odontológico. 

Se você faz parte desse grupo de pessoas que não costumam ir a uma clínica odontológica para cuidar da saúde bucal, saiba que o programa Brasil sorridente foi criado exatamente para resolver esse problema. 

Não é de hoje que a falta de acesso a tratamentos odontológicos prejudica uma grande parte da população brasileira. 

Por isso, em 2004 o governo federal implementou o programa Brasil sorridente para que todas as pessoas que não tinham a oportunidade de visitar uma clínica odontológica por questões financeiras, começassem a ter e consequentemente cuidassem melhor do seu sorriso. 

A proposta inicial do programa deu tão certo que reconhecimentos internacionais já foram feitos e hoje o programa Brasil sorridente é considerado o melhor programa de atendimento odontológico gratuito do mundo. 

Quem pode participar do programa Brasil sorridente

Se você está preocupado com a possibilidade de conseguir participar do programa Brasil sorridente, pode ficar tranquilo!

Ele é um programa do governo federal e voltado para todas as pessoas residentes no Brasil.

Portanto, o programa Brasil sorridente pode atender qualquer um. 

Tipos de tratamento do programa Brasil sorridente

Tudo bem, você já sabe que o programa Brasil sorridente é realmente eficiente e presta um excelente serviço para a população brasileira. 

Além disso, também sabe que está apto a participar do programa, afinal, ele foi feito para todos. 

Mas quais são os tipos de tratamento oferecidos pelo programa Brasil sorridente? 

Será que esses tratamentos realmente poderão te ajudar a recuperar a sua saúde bucal? 

Bom, eu te garanto que sim, afinal, existe uma lista extensa de procedimentos realizados por profissionais que atuam no programa Brasil sorridente. 

Abaixo vou listar alguns desses procedimentos que são realizados no Centro de Especialidades odontológicas:

  • Limpezas;
  • Extrações;
  • Exames bucais tais como diagnóstico e detecção do câncer bucal;
  • Restaurações;
  • Aplicação de Flúor;
  • Remoção de tártaro;
  • Tratamento de cáries;
  • Retirada dos sisos;
  • Implante dentário;
  • Aparelho dentário gratuito (Ortodontia);
  • Endodontia (tratamento de canal);
  • Periodontia Especializada (tratamento de gengiva);
  • Cirurgia ortognatia;
  • Prótese (dentadura);
  • Biópsias.

Todos esses procedimentos estão inclusos no programa Brasil sorridente e se for necessário, serão realizados para garantir a saúde da sua boca. 

Porém, antes que algum desses procedimentos sejam escolhidos para tratar o seu caso em específico, você precisará passar pela primeira etapa do programa Brasil sorridente, conhecida como atenção básica. 

Atenção básica

Atenção básica é a primeira etapa do processo tratamento oferecido pelo programa Brasil sorridente e nessa etapa você irá se consultar com um profissional para que ele entenda o seu caso e te encaminhe para a segunda etapa do processo, conhecida como a atenção especializada. 

Atenção especializada

A atenção especializada é realizada nos Centros de Especialidades odontológicas que são uma extensão do programa Brasil sorridente, criadas para a realização de procedimentos mais complexos. 

Portanto, após ser diagnosticar o seu quadro no primeiro processo de atenção básica, você será encaminhado para o CEO da sua região a fim de receber o tratamento adequado. 

Onde são realizados os atendimentos do programa Brasil sorridente

Para conseguir ser atendido pelo programa Brasil sorridente, você deve ser encaminhado para uma das unidades de atendimento do SUS. 

Dentre elas estão as UBS´s, UPA´s e os CEO´s.

Conforme citado acima, o Centro de Especialidades odontológicas oferece toda a estrutura necessária para a realização de procedimentos mais complexos. 

Diversos procedimentos são realizados lá dentro, como por exemplo: 

·        Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca;

·        Periodontia especializada;

·        Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros;

·        Endodontia;

·        Atendimento a portadores de necessidades especiais.

Ou seja, ao entrar em contato ou visitar a unidade de atendimento do SUS mais próxima da sua residência, você será provavelmente encaminhado para um atendimento especializado dentro de um dos Centros de Especialidades odontológicas para realizar alguns procedimentos disponíveis. 

Mas é importante lembrar que apesar de o programa Brasil sorridente atuar no estado de Minas Gerais, pode ser que o seu município em específico ainda não receba os atendimentos oferecidos pelo programa. 

Por isso, consulte através do site do Ministério da Saúde se o seu município é atendido pelo programa Brasil sorridente, pois se esse for o caso, você poderá agendar a sua consulta através de uma das unidades de atendimento do SUS. 

Para acessar o site do Ministério da Saúde e ter acesso a lista de todos os municípios que fazem parte do programa Brasil sorridente no estado de Minas Gerais basta clicar aqui

Se o seu município não fizer parte do programa Brasil sorridente, você ainda pode conseguir encontrar tratamento odontológico gratuito na sua região. 

Algumas universidades tanto públicas quanto privadas, oferecem esse tipo de atendimento gratuito odontológico para os moradores. 

Preste atenção no passo a passo que eu vou colocar abaixo para que você consiga encontrar as Universidades e ONGs que prestam esse tipo de serviço. 

Passo a passo para encontrar tratamento odontológico gratuito Belo Horizonte Minas Gerais

Siga esse passo a passo e você vai encontrar essas unidades que podem oferecer tratamento odontológico gratuito. 

1.  Acesse o Google.com.br

2.  Faça a seguinte pesquisa – Tratamento odontológico gratuito + “Universidades Belo Horizonte – MG

3.  Observe os primeiros resultados e clique no link para conhecer mais. 

Ou seja, realize a pesquisa da seguinte maneira “tratamento odontológico gratuito, univerdades Belo Horizonte – MG”. 

Isso será suficiente para que apareçam as unidades na sua região que oferecem esse tipo de atendimento odontológico gratuito.

Dessa forma você vai conseguir cuidar da sua saúde bucal sem precisar arcar com os altos custos que uma clínica privada te cobraria. 

Conclusão

Busque saber se o seu município faz parte dos municípios atendidos pelo programa Brasil sorridente no estado de Minas Gerais. 

Porém, se esse não for o caso fique tranquilo, pois você pode ser atendido como citei acima. 

O mais importante é que você, a partir de hoje, não negligencie a importância de cuidar da sua saúde bucal. 

Por isso, eu realmente espero que esse texto tenha passado as informações necessárias para que você entenda o que é o programa Brasil sorridente, como ele funciona e quais são as maneiras de iniciar o seu tratamento odontológico através dele.

Deixe um comentário

9 + dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.