Programa Brasil Sorridente em Rio Branco – Acre

Procurando por um dentista gratuito em Rio Branco? Pois você acaba de chegar ao lugar certo! Continue lendo e saiba por quê.

Problemas de saúde bucal não são incomuns na população brasileira. 

Na verdade, essa é uma realidade antiga do nosso país e ainda perdura até os dias de hoje. 

Realizar um acompanhamento com um profissional capacitado a fim de garantir a sua saúde bucal, é fundamental e existem formas gratuitas para fazer isso. 

O Projeto Brasil Sorridente é o maior programa de atendimento público odontológico do mundo e está à sua disposição para atende-lo e garantir que a sua saúde fique em dia.

Portanto, se você é de Rio Branco – AC, deve iniciar o mais rápido possível o processo para conseguir ser atendido e dar o pontapé inicial no seu tratamento. 

Você terá acesso a profissionais altamente capacitados e a tratamentos avançados.

Portanto, agora vamos entender o que você deve fazer para conseguir fazer parte desse projeto e garantir uma saúde bucal perfeita.

O que é o programa Brasil sorridente

O Programa Brasil Sorridente surgiu no ano de 2004, quando o governo brasileiro precisou tomar uma atitude a fim de amenizar a situação caótica em que se encontrava saúde da população brasileira, incluindo a saúde bucal.

Esse problema precisava ser resolvido, pois a maioria da população não tinha acesso aos profissionais de odontologia e por isso, acabavam desenvolvendo problemas graves de saúde. 

Foi nesse momento que o governo brasileiro decidiu criar o programa Brasil Sorridente, para conseguir atender essa camada da população de maneira gratuita e eficiente. 

O programa Brasil Sorridente deu tão certo que já foi até mesmo, reconhecido como o maior e melhor programa de saúde bucal gratuito do mundo, segundo a própria ONU (Organização Mundial de Saúde). 

Dentro do programa Brasil Sorridente, você terá acesso a diversos tipos de tratamentos, desde os mais básicos até tratamentos mais avançados. 

Tipos de tratamento do programa Brasil Sorridente

Cada tipo de problema bucal necessita de um tratamento específico e é muito provável que ele esteja disponível aí na sua região. 

Ao encontrar uma unidade que faça parte do programa Brasil Sorridente, você terá acesso a tratamentos dentários como: 

  • Limpezas;
  • Extrações;
  • Exames bucais tais como diagnóstico e detecção do câncer bucal;
  • Restaurações;
  • Aplicação de Flúor;
  • Remoção de tártaro;
  • Tratamento de cáries;
  • Retirada dos sisos;
  • Implante dentário;
  • Aparelho dentário gratuito (Ortodontia);
  • Endodontia (tratamento de canal);
  • Periodontia Especializada (tratamento de gengiva);
  • Cirurgia ortognatia;
  • Prótese (dentadura);
  • Biópsias.

Além desses tratamentos, você também tem a possibilidade de marcar consultas esporádicas para realizar o acompanhamento da sua saúde bucal mesmo que nenhum problema mais grave tenha se manifestado. 

Dessa maneira, você previne que problemas graves sejam desenvolvidos com o passar do tempo e é exatamente por isso que o programa Brasil Sorridente é dividido em dois tipos de atendimento: 

  1. Atenção básica;
  2. Atenção Especializada.

Atenção básica

Como o próprio nome sugere, a atenção básica é focada na prevenção de problemas que podem ser causados pela falta de higienização bucal adequada.  

Portanto, se você não tem nenhum tipo de quadro grave de saúde bucal, a tenção básica será responsável pelo seu atendimento e irá te oferecer os cuidados necessários para prevenir complicações mais sérias. 

Atenção especializada

Realizadas em Centros de Especialidades odontológicas e Laboratórios regionais de próteses dentárias, a atenção especializada é direcionada para tratamentos mais complexos. 

Ou seja, caso a sua saúde bucal já não esteja tão boa quanto deveria, você será direcionado para uma atenção especializada do programa Brasil Sorridente e receberá o tratamento adequado dentro dessas localizações especiais.

Onde é feito o atendimento do programa Brasil sorridente?

A consulta inicial é realizada dentro de uma das unidades de atendimento do SUS.

Elas se dividem entre as UBS´s, UPA´s e CEO´s.

Devido ao aumento da diversidade de atendimentos e o aumento de sua complexidade de cada um deles, os CEO´s foram desenvolvidos para melhor atende-lo.

Esses são os Centros de Especialidades Odontológicas e contam com o apoio do governo federal para te oferecer um tratamento odontológico ainda melhor.

Procedimentos ofertados pelo CEO

  • Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca;
  • Periodontia especializada;
  • Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros;
  • Endodontia;
  • Atendimento a portadores de necessidades especiais.

Portanto, basta que você pesquise o posto de saúde mais próximo da sua residência, entre em contato, ou então, vá diretamente até o local.

É importante ter certeza sobre a atuação do programa Brasil Sorridente na sua região.

Para saber se o programa atua no seu município, é muito simples:

Basta que você clique aqui e acesse o site do Ministério da Saúde.

Será possível selecionar o seu estado e visualizar todos os municípios participantes.

Caso o seu município ainda não esteja participando do programa Brasil Sorridente, você pode buscar atendimento gratuito em Universidades e ONG´s da sua região.

Como encontrar universidades que ofereçam tratamento odontológico gratuito?

Existem muitas universidades públicas e privadas, que utilizam as suas clínicas odontológicas para atender a população de forma gratuita.  

Se realizar o tratamento através de uma unidade do SUS não for uma opção, é importante que você siga esse passo a passo para conseguir encontrar as universidades e ONG´s que ofereçam esse serviço na sua região.  

Passo a passo para encontrar tratamento odontológico gratuito em Rio Branco (AC)

  1. Acesse o Google.com.br
  • Observe os primeiros resultados e clique no link para conhecer mais. 

Portanto, já que você mora em Rio Branco, faça a seguinte pesquisa: “Tratamento odontológico gratuito em Rio Branco AC”. 

É muito provável que você se depare com as informações que você está procurando e encontre um local que ofereça tratamento odontológico grátis.

Agora basta entrar em contato e se informar para conseguir agendar uma consulta.  

Conclusão

O programa Brasil Sorridente é a melhor oportunidade para quem não tem acesso a profissionais da área odontológica. 

Participando do programa Brasil Sorridente, você vai conseguir evitar que graves complicações de saúde aconteçam devido à falta de cuidado bucal, além de conseguir acesso à tratamentos avançados que seriam inviáveis sem a ajuda do programa. 

Essa é a sua oportunidade de tratar a sua saúde bucal como nunca antes e garantir que a sua saúde esteja em dia. 

Realmente espero que dê tudo certo com o seu tratamento e que você tenha uma excelente experiência com o programa Brasil sorridente, pois é isso que ele está proporcionando na vida de milhões de brasileiros!

Deixe um comentário

17 − dez =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.