Programa Brasil Sorridente em São Luís – Maranhão

Você já se encontrou impossibilitado de ir até uma clínica odontológica por questões financeiras?

A maioria da população brasileira acredita não ter condições de arcar com os altos custos que um procedimento odontológico exige. 

Porém, o que a maioria da população brasileira também não sabe é que eles podem realizar a maioria desses procedimentos de forma totalmente gratuita através do programa Brasil sorridente. 

O estado do Maranhão também faz parte desse projeto e você só precisa seguir as instruções contidas nesse texto.

Portanto, vamos falar um pouco mais sobre o projeto Brasil sorridente e entender quais são os próximos passos para que você consiga agendar sua primeira consulta odontológica em uma clínica especializada.

O que é o programa Brasil sorridente

O programa Brasil sorridente surgiu da necessidade de levar mais assistência odontológica para a camada mais pobre da população brasileira. 

Foi então que o governo federal decidiu tomar uma medida e criou o programa Brasil sorridente para que as pessoas que não tinham condições de arcar com os altos custos de um tratamento odontológico, pudessem cuidar da saúde bucal de forma gratuita. 

No ano de 2004, o programa Brasil sorridente começou a atuar no Brasil e até os dias de hoje já foram milhões de brasileiros beneficiados através dele. 

Além disso, o programa Brasil sorridente se tornou referência Mundial, além de ser considerado o maior e melhor programa público de tratamento odontológico do mundo. 

Se você mora no estado do Maranhão, saiba que também pode aproveitar os benefícios do programa Brasil sorridente, pois ele atua diretamente no estado. 

Quem pode participar do programa Brasil sorridente

Absolutamente qualquer cidadão brasileiro pode participar do programa Brasil sorridente. 

Afinal, se trata de uma iniciativa pública, portanto sem nenhum tipo de restrição de participantes, indiferentemente da classe social em que ele se encontra. 

Tipos de tratamento oferecido pelo programa Brasil sorridente

O programa Brasil sorridente veio com o verdadeiro intuito de mudar a realidade da saúde bucal da maioria da população brasileira. 

Portanto, não são apenas simples consultas que estarão à disposição dos participantes do programa Brasil sorridente, na verdade diversos procedimentos avançados também podem ser feitos através do programa. 

Segue uma lista abaixo com alguns dos procedimentos realizados pelo programa Brasil sorridente

·        Limpezas;

·        Extrações;

·        Exames bucais tais como diagnóstico e detecção do câncer bucal;

·        Restaurações;

·        Aplicação de Flúor;

·        Remoção de tártaro;

·        Tratamento de cáries;

·        Retirada dos sisos;

·        Implante dentário;

·        Aparelho dentário gratuito (Ortodontia);

·        Endodontia (tratamento de canal);

·        Periodontia Especializada (tratamento de gengiva);

·        Cirurgia ortognatia;

·        Prótese (dentadura);

·        Biópsias.

Lembrando que você vai precisar passar por um processo conhecido como atenção básica para que um profissional realize o diagnóstico do seu caso em específico e decida qual será o melhor tratamento. 

O tratamento através do programa Brasil sorridente consiste em duas etapas. 

Atenção básica

Como citado acima, essa etapa consiste em realizar os processos iniciais como diagnóstico, por exemplo.

É onde o profissional vai analisar o seu caso e entender qual, de fato é o seu problema. 

Será uma consulta, a fim de te encaminhar para um processo mais complexo, realizado em outro local. 

Atenção especializada

Na atenção especializada você vai receber todo o atendimento necessário para resolver o seu problema. 

É claro que para isso você precisará de maior atenção, além de equipamentos mais avançados para realizar os procedimentos. 

Foi por isso que o programa Brasil sorridente criou os conhecidos “Centros de Especialidades odontológicas”. 

São extensões do programa Brasil sorridente que tratam especificamente de processos mais complexos da odontologia, contando com equipamentos de ponta. 

Onde são realizados os atendimentos do programa Brasil sorridente

Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre o funcionamento do programa Brasil sorridente, está na hora de entender o que você precisa fazer para iniciar o seu processo de atendimento. 

Para fazer parte do programa Brasil sorridente você precisa entrar em contato ou ir até uma unidade de atendimento do SUS. 

Essas unidades se dividem entre UBS´s, UPA´s e CEO´s.

Porém, é importante que você clique aqui para ir até o site do Ministério da Saúde e verificar se o seu município faz parte dos Municípios atendidos pelo programa Brasil sorridente.

Apesar de o Estado do Maranhão estar participando do programa Brasil sorridente, é possível que o seu município ainda não tenha sido contemplado com o serviço. 

Portanto, não se esqueça de verificar dentro do site do Ministério da Saúde se o seu município participa ou não. 

Casa o programa Brasil sorridente não esteja atuando dentro do seu município, você ainda pode ter acesso a um tratamento odontológico gratuito na sua região. 

Você pode fazer isso através de ONGs e universidades públicas e privadas que oferecem esse tipo de serviço para a população local. 

Como encontrar tratamento odontológico gratuito em São Luís Maranhão

Caso você não consiga ou não queira realizar o seu tratamento odontológico gratuito através do SUS, basta seguir esse passo a passo que te mostrará as Universidades e ONGs que oferecem esse serviço. 

Passo a passo para encontrar tratamento odontológico gratuito em São Luís – (MA)

Colocando em prática esse passo a passo simples você já vai ter acesso a informações valiosas que te mostrarão os locais onde você pode ter acesso ao tratamento odontológico gratuito. 

1.  Acesse o Google.com.br;

2.  Faça a seguinte pesquisa – Tratamento odontológico gratuito + São Luís – MA

3.  Observe os primeiros resultados e clique no link para conhecer mais. 

Conclusão

Você precisa iniciar hoje mesmo o processo para conseguir uma consulta de tratamento odontológico gratuito.

Infelizmente essa informação ainda não foi disseminada da maneira que deveria, por isso você deve aproveitá-la ao máximo, além de informar os seus familiares e amigos. 

Como você deve ter percebido, o processo para conseguir uma consulta odontológica gratuita na sua região é simples e com uma simples pesquisa você já conseguirá dar início.

Portanto, não perca essa oportunidade e inicie já o processo que tornará sua saúde bucal impecável, além de garantir uma vida mais saudável.

Deixe um comentário

dezesseis − 9 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.