Programa Brasil Sorridente em Fortaleza – Ceará

Então você está procurando por tratamento odontológico gratuito em Fortaleza e região do Ceará? Nesse artigo vamos te explicar 3 maneiras de conseguir, apenas continue lendo.

Tratamentos dentários são necessários para garantir a sua saúde, por isso é importante que você tenha acesso a profissionais da área odontológica.

Se você é morador do estado do Ceará, saiba que o programa Brasil Sorridente atende o seu estado! 

São diversos municípios atendidos pelo programa Brasil Sorridente e tudo que você precisa saber é se o seu município já recebe esse benefício.

Se for o caso, você terá acesso a tratamentos odontológicos avançados e tudo de forma totalmente gratuita

Porém, vamos entender um pouco melhor do que se trata o programa Brasil Sorridente e como você pode fazer parte dele.

dentista gratis em fortaleza

O que é o programa Brasil sorridente

O programa Brasil Sorridente foi uma solução Implementada pelo Governo Federal para ampliar o atendimento odontológico à população brasileira. 

O maior objetivo do programa é garantir mais saúde bucal, autoestima e dignidade para as pessoas que não tem condições de arcar com o custo de procedimentos odontológicos caros.

Quando o programa foi, de fato, iniciado no ano de 2004, mais de 20 milhões de brasileiros ainda não tinham sequer visitado uma clínica odontológica na vida. 

Já é de conhecimento comum que a falta de saúde bucal pode ocasionar diversos problemas de saúde mais complexos, por isso o tratamento adequado é fundamental. 

Reconhecimento internacional

O programa Brasil sorridente vêm sendo um sucesso desde a sua implementação em 2004 e já foi reconhecido internacionalmente. 

A própria Organização Mundial de Saúde considerou o programa Brasil Sorridente como o maior e mais efetivo programa de atendimento odontológico público do mundo. 

O governo federal se viu obrigado a tomar uma atitude no ano de 2004 para implementar essa medida a fim de atenuar os problemas de saúde bucal espalhadas por todo o Brasil. 

Para se ter uma ideiam naquele ano mais de 20% dos adultos brasileiros já tinha perdido todos os dentes da boca e cerca de 13% dos adolescentes jamais tinham ido ao dentista. 

Portanto, como uma forma de prevenção, o governo federal deu início ao maior e melhor programa assistencialismo odontológico do mundo. 

Quem pode participar do programa Brasil sorridente

O programa Brasil Sorridente é acessível a qualquer pessoa, indiferentemente de sua classe social!

Ele é de extrema utilidade, principalmente para pessoas que já utilizam a rede pública de saúde, porém ainda não conheciam essa possibilidade de tratamento odontológico. 

Portanto se você já está habituado a utilizar o sistema único de saúde (SUS), agora também pode utilizar o SUS e suas unidades de atendimento para realizar procedimentos odontológicos. 

Tipos de tratamento do programa Brasil sorridente

A lista de tratamentos disponíveis no programa Brasil Sorridente é extensa e ela se divide entre procedimentos mais simples, até a procedimentos mais complexos que exigem um local específico para serem realizados. 

Abaixo vou colocar uma lista de alguns tratamentos disponíveis através do programa Brasil Sorridente.

São eles: 

  • Limpezas;
  • Extrações;
  • Exames bucais tais como diagnóstico e detecção do câncer bucal;
  • Restaurações;
  • Aplicação de Flúor;
  • Remoção de tártaro;
  • Tratamento de cáries;
  • Retirada dos sisos;
  • Implante dentário;
  • Aparelho dentário gratuito (Ortodontia);
  • Endodontia (tratamento de canal);
  • Periodontia Especializada (tratamento de gengiva);
  • Cirurgia ortognatia;
  • Prótese (dentadura);
  • Biópsias.

Levando em consideração o seu quadro, você terá dois tipos de atenção oferecidas pelo programa Brasil Sorridente. 

Atenção básica

Como você deve imaginar a atenção básica é voltada para pacientes que não tem um quadro grave de saúde bucal, portanto a maioria dos procedimentos são voltados para a prevenção. 

A prevenção, com certeza é a melhor maneira de evitar problemas graves no futuro e por isso, o programa Brasil Sorridente oferece uma excelente estrutura, além de muitos profissionais capacitados para auxiliar e realizar os tratamentos adequados.

Atenção especializada

A atenção especializada remete a tratamentos odontológicos mais avançados que requerem maior atenção e equipamentos para serem realizados. 

Esses procedimentos geralmente são realizados nos conhecidos “Centro de Especialidades Odontológicas”. 

Esses centros foram criados especificamente para atender os pacientes do programa.  

Portanto o paciente recebe a atenção básica para reconhecimento e tratamento de problemas menores e se necessário, é encaminhado para a atenção especializada, onde os procedimentos mais complexos são realizados dentro do centro de especialidades odontológicas. 

Onde encontrar atendimento do programa Brasil sorridente

Para finalmente ser atendido e começar a fazer parte do programa Brasil Sorridente, você terá que entrar em contato com alguma unidade de atendimento do SUS. 

Os atendimentos são realizados nas UBS´s, UPA´s e os CEO´s que citei acima.  

Você pode pesquisar por uma unidade de atendimento do SUS mais próxima da sua casa e entrar em contato por telefone, ou se preferir, pode ir pessoalmente até a unidade. 

Para ter certeza de que o programa Brasil Sorridente atua no seu município, você pode entrar no site do Ministério da Saúde clicando aqui e ter acesso a lista do municípios atendidos no estado do Ceará. 

Se o seu município ainda não possui o atendimento do programa Brasil Sorridente, você pode encontrar tratamento odontológico gratuito de maneiras diferentes! 

As Universidades públicas e privadas, além das ONGs no seu município, podem oferecer esse tipo de tratamento de forma gratuita. 

Como encontrar tratamento odontológico gratuito em Fortaleza Ceará 

Para encontrar universidades que oferecem esse tipo de atendimento odontológico gratuito na sua região, basta que você siga esse passo a passo que eu vou listar abaixo. 

Ele vai garantir que você tenha o contato das Universidades e ONGs que prestam esse tipo de serviço para sua comunidade e basta entrar em contato com eles para dar início ao processo de atendimento. 

Passo a passo para encontrar tratamento odontológico gratuito em Fortaleza Ceará

1.  Acesse o Google.com.br

2.  Faça a seguinte pesquisa – Tratamento odontológico gratuito + “Universidades Fortaleza

3.  Observe os primeiros resultados e clique no link para conhecer mais. 

Como você pode perceber, o processo para encontrar esses locais que oferecem tratamento gratuito é muito simples. 

Mas para deixar ainda mais fácil de compreender, eu vou colocar um exemplo de como você deve fazer essa pesquisa no Google para encontrá-los. 

Escreva o seguinte texto: “Tratamento odontológico gratuito em Fortaleza – CE”. 

Pronto, agora o Google vai te oferecer os melhores resultados possíveis a fim de te ajudar a encontrar os locais que oferecem o tratamento. 

Veja quais são as primeiras opções que aparecem e anote o contato desses locais para tirar todas as dúvidas.   

Conclusão

O programa Brasil Sorridente atende milhões de brasileiros todos os anos e isso está mudando a saúde bucal e autoestima da população brasileira. 

Infelizmente, muitos brasileiros ainda sequer imaginam que existe essa possibilidade de tratamento odontológico gratuito

Por isso, fico contente que você tenha nos encontrado e tenha tido acesso a essas informações, pois agora conseguirá encontrar tratamentos odontológicos gratuitos para cuidar da sua saúde bucal e garantir uma vida mais tranquila. 

A saúde bucal é coisa séria e você não pode negligenciá-la!

4 comentários em “Programa Brasil Sorridente em Fortaleza – Ceará”

Deixe um comentário

dois × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.